Hoje resolvi compartilhar um conhecimento que às vezes deixa um pouco perdidos os iniciantes em computação gráfica. Principalmente quem quer aprender design, animação, edição, web e / ou outras aplicações que a computação oferece. Veremos uma síntese sobre sistemas de cores para entender melhor seu funcionamento dentro dos programas em geral. Algumas ilustrações foram retiradas da apostila da professora Ana Sofia Mariz e da apostila dos professores Daniel Maldonado e Cecilia Rozenberg. No entanto, não esgotaremos o tema. Haverá outros posts.
Observando o Color Picker do Photoshop, si- milar em quase todos os programas, vemos cinco diferentes sistemas de cores. Dois deles são bem conhecidos RGB e CMYK. Portanto, deixaremos a explicação desses para o final da postagem. Vamos aos outros sistemas. Através deles veremos as cores por um outro ângulo. Para entendê-los, veja- mos seu princípio de funcionamento.
Círculo Cromático
Desenvolvido por Issac Newton (1642-1727) é a base de todos os sistemas de cores usados na computação gráfica. Newton chegou a ele atráves de experiências com prismas na decomposição de cores e na observação de fenômenos físicos da luz. Através do círculo cro- mático podemos relacionar as cores e classificá-las como primárias, secundárias, terciárias, complementares, análogas, entre outras.
Desenvolvido por Issac Newton (1642-1727) é a base de todos os sistemas de cores usados na computação gráfica. Newton chegou a ele atráves de experiências com prismas na decomposição de cores e na observação de fenômenos físicos da luz. Através do círculo cro- mático podemos relacionar as cores e classificá-las como primárias, secundárias, terciárias, complementares, análogas, entre outras.
A partir do Círculo Cromático foi desenvolvido quase todos os sistemas de cores que utilizamos hoje em dia.
HSB - Hue, Saturation, Brightnees
Esse sistema foi desenvolvido por Albert Munsell (1858 -1918). Foi um dos responsáveis pela criação do padrão internacional de cores em computadores.
H - Hue é o que representa a posição do tom de cor no círculo cromático. É medido em graus. O zero é o tom vermelho, 120º o verde e 240º o azul.
S - Saturação é a quantidade de cor presente. Varia entre o cinza total e a cor. É medida em porcentagem, variando de Zero (branco) a 100% (totalmente colorido).
B - Brilho, valor, ou luminosidade representam a quantidade de luz refletida de uma fonte emissora. Também é medida em porcentagem. Pode variar de zero (preto) ou 100% (máximo de reflexão da cor).
Percepção tridimensional do modelo:
H - Hue é o que representa a posição do tom de cor no círculo cromático. É medido em graus. O zero é o tom vermelho, 120º o verde e 240º o azul.
S - Saturação é a quantidade de cor presente. Varia entre o cinza total e a cor. É medida em porcentagem, variando de Zero (branco) a 100% (totalmente colorido).
B - Brilho, valor, ou luminosidade representam a quantidade de luz refletida de uma fonte emissora. Também é medida em porcentagem. Pode variar de zero (preto) ou 100% (máximo de reflexão da cor).
Percepção tridimensional do modelo:
Esse sistema também aparece com outras nomeclaturas, como HSV e HSL, pelo fato de brilho, valor e luminosidade serem sinônmos. O funcionamento é similar.
CIE Lab Color
É o padrão internacional de conversão de cores em qualquer sistema. Por causa dele conseguimos que as cores correspondam exatamente em saídas di- frentes. Ex.: Para converter o RGB de um vídeo em CMYK de uma impressora, o software primeiro con- verte ele em Lab para depois converter em CMYK.
O sistema Lab considera três eixos:
L - Considera a luz, variando do branco ao negro. Varia de zero a 100.
a - Eixo que varia entre o vermelho e o verde. Compreende valores entre -120 e +120.
b - Eixo que varia entre o amarelo e azul. Compreende valores entre -120 e +120.
Visão tridimensional do modelo:
Modelo hexadecimal
É a representação para as cores usada em HTML e em outras linguagens de programação. Esse sistema apresenta uma funcionalidade muito interessante: você pode copiar uma cor no Color Picker de um programa e colar no Color Picker de outro programa, usando Ctrl + C / Ctrl + V. É só copiar e colar o número hexadecimal no campo correspondente. Isso é muito prático quando estamos trabalhando com vários programas de com- putação gráfica ao mesmo tempo.
Na internet uma paleta de apenas 216 cores pode ser reconhecida por qualquer linguagem de web e por qualquer browser. Se você marcar a opção Only Web Collors no canto inferir esquerdo da janela do Color Picker do Photoshop, apenas as cores que aparecem em qualquer circunstância na web são exibidas. Assim, sites mantêm a fidelidade de cores em qualquer lugar que são acessados.
Sistema RGB
O sistema RGB caracteriza as cores formadas por adição de luz. Por isso é considerado sistema aditivo. A luz vermelha R, verde G e azul B são representadas, cada uma, por valores que podem variar de 0 (ausência de luz) a 255 (máximo de luz).
Se o valor de R, G e B são iguais, teremos um tom de cinza que varia do preto (todos os três iguais a zero) e branco (todos os três iguais a 255).
As propriedades RGB são aplicadas onde a luz dá origem a cor: monitores, LCDs, projetores, iluminação de ambientes, etc.
As propriedades RGB são aplicadas onde a luz dá origem a cor: monitores, LCDs, projetores, iluminação de ambientes, etc.
Sistema CMYK
O sistema CMYK funciona de maneira oposta ao RGB: por subtração de luz. Quando olhamos para um objeto, enxergamos sua cor porque esse objeto está refletindo essa cor. As outras são "absorvidas" ou subtraídas pelo objeto. Por usar a subtração de cores, CMYK é considerado sistema subtrativo.
No sistema CMYK os valores de Cyan (azul claro), Magenta (Roxo) e Yellow (amarelo) variam em porcentagem. Se os valores CMYK são iguais, também teremos um tom de cinza. Porém, o Zero representa o branco, que aqui é a ausência de cores, e o 100% o preto, que aqui é a presença de todas as cores. Exatamento o oposto do sistema RGB.
As propriedades de CMYK são aplicadas à mistura de tintas e a todos os sistemas de impressão. Porém, o K (preto) é usado apenas para melhorar os contornos e as sombras.
As propriedades de CMYK são aplicadas à mistura de tintas e a todos os sistemas de impressão. Porém, o K (preto) é usado apenas para melhorar os contornos e as sombras.
Similaridade entre RGB e CMYK
As cores principais que representam esses sistemas são comple- mentares. A variação entre uma e outra formam o mesmo ângulo no círculo cromático.
As cores principais que representam esses sistemas são comple- mentares. A variação entre uma e outra formam o mesmo ângulo no círculo cromático.
Bom, por hoje é isso. Nos próximos posts teremos mais. Espero ter ajudado de alguma forma.
Fiquem a vontade para acrescentar criticas, sugrestões e comple- mentos pelos comentários. ;) ...
Fiquem a vontade para acrescentar criticas, sugrestões e comple- mentos pelos comentários. ;) ...
poxa gostei mt desse blog responde perguntas de questionários rsrsrsrs
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