quarta-feira, 24 de março de 2010

Como criar sua TV na internet, web TV Parte II

Como disse no post anterior, agora vou falar a respeito do Ustream Producer. Esse software permite que você transmita vídeos salvos no computador para o seu canal do Ustream. Você também pode usar transições, fazer updates da programação para o Twitter, Facebook, AIM e Myspace e outras "coizitas" mais.

A versão gratuita do Ustream Producer é um pouco limitada em relação à versão paga, o Ustream Producer Pro. Pagando pelo programa você pode fazer cortes entre um número ilimitado de câmeras, usar um número ilimitado de transições, trabalhar com layers, títulos, HDV, ou seja, você tem controle total da programação.

Porém, a versão gratuita tem suas vantagens para quem não quer desembolsar $199 (cento e noventa e nove dólares) e mais $99 pelo suporte HDV câmera input. Com um programa de edição não linear você pode colocar todos aqueles efeitos no vídeo e mandar pro ar. Mesmo que suportando apenas uma entrada de câmera, três transições e nada de títulos, layers ou controle da timeline durante a transmissão.

Uma vez que você abre o programa e importa vários vídeos, você pode salvar o projeto para não ter que importar tudo de novo na próxima vez que abrir o Ustream Producer. Em relação aos formatos suportados são aceitos somente .wmv no Windows e .mov no Mac.

DICA: Para quem pretende ter uma TV na web, sugiro que coloque toda a programação numa timeline do programa de edição de sua preferência e exporte todo o conteúdo num só vídeo (incluindo comerciais e etc.). Assim, você economiza precioso tempo, pois não precisa ficar fazendo cortes de uma parte da programação para outra e etc. Claro que, dependendo do tamanho da programação, você vai demorar um pouquinho mais para renderizar o vídeo.

Veja como funciona o Ustream Producer:

Como usar o Ustream Producer from dafgtr on Vimeo.



Até a próxima... ABS...